Mesa 1 Identidade | Reconhecimento

Identidade e Reconhecimento: Camões, o Estrangeiro


No Território da Identidade, o reconhecimento das múltiplas identidades é fundamental para a construção de uma sociedade justa e inclusiva. A aceitação da mudança e da diversidade é vista como a chave para a convivência pacífica e o respeito mútuo. 

Explorando o Território da Identidade, esta mesa se debruça sobre o reconhecimento das múltiplas facetas identitárias como pilar fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Inspirando-se nos versos imortais de Camões:

Alexei Bueno (RJ)

Alexei Bueno, poeta, ensaísta, crítico, tradutor e editor carioca, nasceu em 1963. Publicou vinte livros de poemas, além de numerosos títulos de crítica literária, bem como sobre arquitetura, artes plásticas, cinema e história, com edições no Brasil e no exterior. Recebeu prêmios como o Jabuti, duas vezes, Associação Paulista de Críticos de Arte, Fernando Pessoa, Academia Brasileira de Letras, Biblioteca Nacional, duas vezes, Candango de Literatura, entre outros.

Maria Bocicchio (IT)

Maria Bochicchio é uma investigadora com formação internacional, iniciada em Itália e ampliada em França, Genebra e Portugal. Com uma carreira dedicada à Literatura Portuguesa, incluindo a literatura contemporânea, filologia e estudos interartísticos, é autora de uma dezena de monografias e centenas de artigos científicos.

Milton Marques Júnior (PB)

Professor Titular de Línguas e Literaturas Clássicas da Universidade Federal da Paraíba  (UFPB), tem trabalhos publicados em várias revistas e periódicos, além de 20  livros publicados na área de Literatura Brasileira e Literatura Clássica. Tem mestrado (1990) e doutorado (1995) em Letras pela UFPB. Coordena o GREC – Grupo de Estudos Clássicos e Literários. Em 2020 passou a ocupar a cadeira 40 na Academia Paraibana de Letras.

Entrada Gratuita

Esteja conosco em um festival que
celebra a literatura como forma de resistência
e criação de novos mundos.

Rolar para cima