Mesa 3 – Soberania | Autodeterminação

Soberania e Autodeterminação. A Literatura na Construção da Nova Cidadania


No Território da Soberania, a autodeterminação é o princípio orientador Camões evoca a elevação de um novo valor, que no contexto decolonial, simboliza a libertação dos povos para determinarem seu próprio destino. 

Os participantes debaterão o papel da literatura na promoção da liberdade cultural e na formação de uma cidadania consciente e crítica, especialmente em um contexto decolonial onde os povos buscam afirmar sua identidade e determinar seu próprio futuro.

Ezilda Melo (PB)

É advogada, historiadora, mestra e especialista em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Autora dos livros “Águas de Mim” (2020) e “Em terra seca nasce flor” (2023),  conta com mais de 30 publicações coletivas das quais participou como organizadora e co-autora.


José Eduardo Agualusa (AO)

Escritor angolano conhecido por suas obras que abordam temas de identidade, memória e o pós-colonialismo. Agualusa é um dos mais respeitados autores de língua portuguesa, trazendo uma visão profunda sobre a autodeterminação cultural.

Valéria Lourenço (CE)

Nascida em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, estado do Rio de Janeiro, é professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE-campus Crateús), doutoranda em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), integrante da Rede de Mulheres Negras do Ceará, onde mora atualmente, poeta e escritora. Este ano esteve alguns meses em Moçambique, fazendo entrevistas e levantando material para sua pós-graduação.

https://www.youtube.com
Rolar para cima