sex, 29 nov
11H00
Pluralidade e Diversidade. Educação como Pilar do Futuro Descolonizado
No Território da Pluralidade, a diversidade é celebrada como elemento essencial para uma sociedade rica e inclusiva. Aqui, as múltiplas vozes, culturas e histórias encontram um espaço de expressão e respeito, onde o reconhecimento das diferenças se torna a base para a construção de conexões genuínas e para o fortalecimento de uma convivência harmoniosa.
Nesta mesa discussão se volta para o papel da educação em um contexto decolonial, onde se busca a libertação dos povos e o fortalecimento de suas próprias narrativas e culturas. A mesa refletirá sobre como a educação pode ser um pilar para a construção de um futuro onde cada nação tenha o poder de determinar seu destino.
Vera Duarte Pina (CV)
Vera Duarte nasceu no Mindelo, Cabo Verde. É Juíza Desembargadora, poeta e ficcionista. Membro de várias Academias e organizações literárias nacionais e internacionais.
Foi Ministra de Educação e Ensino Superior, Presidente da Comissão Nacional para os Direitos Humanos e Cidadania, Conselheira do Presidente da República e Juíza Conselheira do Supremo Tribunal de Justiça.
Neide Medeiros (PB)
Professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Neide Medeiros é doutora em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É a sétima mulher a ocupar cadeira na Academia Paraibana de Letras (APL). Possui 12 livros publicados na área de leitura e literatura infantil.
Maria Valéria Rezende (SP)
Nasceu em 1942, em Santos, e vive na Paraíba desde 1976. Dedicou-se à Educação Popular, em diferentes regiões do Brasil e no exterior. Escreve desde que se alfabetizou, e adora contar e escrever histórias, mas só foi publicá-las em livros quando já estava nas vésperas de fazer 60 anos. Daí não parou mais, e publicou mais de 20 livros para crianças, jovens e adultos.